25 de Novembro, 2021
A qualidade na separação dos produtos determinará o sucesso do seu supermercado online

Se você já começou ou está prestes a iniciar o seu supermercado online, deve ficar atento a uma questão fundamental. A qualidade na separação dos produtos, gerando uma boa experiência de compra para seu cliente, é o que vai determinar o sucesso do seu e-commerce.
Os principais motivos que levam as pessoas a comprarem online é a comodidade e economia de tempo. O que as afasta é a desconfiança de como irão receber o produto escolhido por outra pessoa.
Essa desconfiança aumenta quando falamos de supermercado online, principalmente na linha de carnes e hortifrúti. Se o consumidor seleciona um pacote de massas de uma determinada marca é porque ele deseja e quer aquela, confia na qualidade e padronização do produto, logo já sabe o que irá receber. Já ao adquirir 1kg de banana ou tomates pelo e-commerce, a forma que será separada é uma surpresa.
Por isso, a qualidade da separação é fundamental e a partir do momento em que o supermercado seleciona bons produtos, automaticamente se gera uma boa experiência de compra e fidelização.
- Fique atento ao pedido
Siga atentamente todas as instruções do pedido, principalmente dos produtos pesáveis, sempre garantindo que a quantidade escolhida pelo cliente seja entregue conforme as especificações por ele destacadas. Se ele quer as bananas menores, maiores, mais maduras e assim por diante. Escolha os melhores produtos.
Quando alguém vai ao supermercado físico, costuma escolher os melhores produtos disponíveis. Então lembre-se que no momento da separação você representará o cliente e deve selecionar os melhores produtos, verificando se não está vencido, avariado, amassado ou algo do gênero.
- Atenção aos detalhes
Alguns produtos como a batata, por exemplo, cozinham de forma desproporcional se forem de tamanhos muito diferentes, por isso, tente separar os produtos de forma que não variem muito de tamanho entre eles, manter um padrão é ótimo, é nos detalhes que se fideliza clientes.
- Organize os produtos
É muito importante que os produtos estejam separados por sua categoria: congelados, produtos de limpeza e higiene pessoal, hortifrúti, etc. Sempre acomodando de forma que não prejudique o produto, para não danificá-los ou contaminá-los. Importante: Produtos delicados separe individualmente.
- Substitua se necessário
Esteja sempre atento ao pedido e as informações, caso não tenha determinado produto, deverá seguir a conduta conforme solicitação do cliente, substituir por similar ou não. Todas as informações estão descritas no pedido. Fique atento!
- Consideração faz a diferença
E tão importante quanto prestar um bom atendimento é demostrar que você se importa com o cliente. Não custa muito dar um mimo, um presente, ou até um cartão de boas vindas com uma mensagem bacana para o cliente na primeira compra. É um gesto de carinho que pode ser fundamental na fidelização do cliente.
- Compromisso nas entregas
Tão importante quanto a separação é o transporte das mercadorias. O processo precisa ter padrão “Classe A” desde a escolha do produto na plataforma até chegar na mão do cliente, na porta de casa. Prazos e horários de entregas devem ser respeitados, bem como a abordagem do entregador.
- Equipe treinada
O processo de compra no e-commerce acontece de maneira ágil e automatizadas, mas é importante lembrar que boa parte dele ainda é executado por pessoas, e ter uma equipe qualificada faz toda a diferença. Portanto, antes de iniciar suas vendas online, capacite sua equipe.
E lembre-se, proporcionar uma incrível experiência de compra online para o seu consumidor é a garantia de fidelização e consequentemente maior faturamento.
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