03 de Janeiro, 2022
Conheças as principais etapas da implantação de um supermercado online

Disponibilizar os produtos do seu supermercado para vendas online deixou de ser um diferencial e passou a ser uma necessidade. A mudança de hábito do consumidor, acelerado pela pandemia e o isolamento social que obrigou muitos brasileiros a comprarem online pela primeira vez, aliado à digitalização tornaram o e-commerce responsável por uma fatia importante do faturamento dos supermercados.
Se você ainda não está vendendo online é bom começar, porque a tendência é de que o e-commerce ganhe cada vez mais espaço nos próximos anos.
- LOJA E ERP
Mas quais as etapas para a implantação da loja online do seu supermercado? Se você já tem sua loja física, já tem implementada uma etapa importante, pois tem seu ERP de gestão de estoque e os produtos a serem comercializados.
Esses dois fatores adiantam bastante o processo. Isso porque a plataforma se conectará com o ERP e com base no código dos produtos registrados no sistema os apresentará na loja virtual, de forma automática, com nome, foto e preço.
- DEFINIÇÃO DA PLATAFORMA
A segunda etapa será de definição da plataforma que você utilizará para apresentar seus produtos ao consumidor final na internet.
A etapa de definição da plataforma é crucial para o futuro do seu e-commerce, por isso você deve escolher uma solução que gere uma experiência de compra satisfatórias ao consumidor final, mas também que possibilite organização e automação para o supermercado e a equipe por trás da operação do e-commerce.
Para o consumidor final, preze por layout clean e organizado, sem informações se sobrepondo a imagens ou produtos amontoados. A navegação precisa ser fluída, intuitiva, com recursos de busca inteligente e busca por voz.
Para a parte de gestão, confirme se a plataforma fornece suporte para a extração de relatórios de vendas, perfil de clientes, e-mail marketing, APP Separador, pagamento online, integração de pedidos, agendamento de entregas, cupons de desconto e outras ações promocionais e recursos que serão fundamentais para o sucesso do seu e-commerce. Porque não basta apenas as ferramentas é preciso mais, como veremos na próxima etapa.
Também dê atenção especial para a segurança. Identifique onde os dados do seu supermercado e dos seus clientes serão armazenados, como eles serão assegurados.
O ideal é você fazer uma boa pesquisa com que já utiliza a solução. O melhor feedback é de quem utiliza no dia a dia.
- EQUIPE
Após a definição da plataforma, a etapa seguinte é a formatação e, principalmente, a preparação da equipe que vai atuar no e-commerce. A primeira dica é a padronização dos processos, que após suscetiva execução são maiores as chances de alcançar a excelência.
A separação dos itens precisa ser feita com muito cuidado, sendo os produtos de boa qualidade, bem embalados e, de preferência, separados por categorias, evitando, por exemplo, frutas e carnes em um mesmo recipiente de com produtos de higiene e limpeza.
Esses fatores dependem diretamente das pessoas envolvidas no processo, portanto, capacitação é fundamental. E claro, não esquecer do marketing, pois a exemplo de qualquer negócio ou mesmo a loja física, as pessoas precisam saber do seu e-commerce, elas precisam conhecer as vantagens de comprar na sua loja online. Portanto, marketing é fundamental.
- LOGÍSTICA
A última etapa é a definição da logística do seu e-commerce. Como serão feitas as entregas e retiradas. Sim, a retirada na loja é uma estratégia que muitos dos clientes que compram online gostam de utilizar, pois com isso economizam o tempo na escolha dos itens e o dinheiro do frete.
O ideal é fornecer as duas possibilidades e o cliente escolhe a mais satisfatória para ele.
No caso da entrega, é preciso definir áreas de atuação, preços de fretes por localidades e se a entrega será terceirizado ou pela equipe do supermercado. Cada loja deve se adequar a sua realidade, mas o que não se pode abrir mão é da qualidade no trabalho prestado. Cuidado no transporte dos itens e educação no trato com as pessoas são fundamentais.
Tomando alguns cuidados e com a dedicação da equipe, seu e-commerce será um sucesso.
OSuper, completa plataforma de e-commerce para supermercados.
E aí, gostou do conteúdo deste artigo?
Compartilhe com seus amigos nas redes sociais!
Veja mais