04 de Janeiro, 2022

Dicas de como migrar as vendas do whatsapp para a plataforma do supermercado online

whats.png

A comunicação pelo whatsapp não pode parar, afinal ele é um canal de contato entre você e o cliente, porém as vendas precisam, afinal seu supermercado tem um canal específico para isso, o e-commerce.


O comportamento do consumidor mudou, fazer compras online já é algo comum e cada vez mais as pessoas estão aderindo essa praticidade.


Estatísticas mostram que mais de 74% da população brasileira faz compras online, através de e-commerce. Com os Supermercados não é diferente. Dados comprovam que 51% das pessoas que aderiram e-commerce de alimentos afirmam que continuarão com o hábito após a pandemia.


O comportamento já mudou, agora é a sua vez de mostrar ao seu cliente como é prático, fácil e muito melhor utilizar a plataforma e fazer as compras online através do site.


Dito isso, é muito importante escolher a forma que fará essa migração, afinal alguns estão acostumados com a prática do whatsapp, outros terão uma certa resistência e nós queremos que esses clientes sejam migrados e com sucesso, certo?


  • Vamos a prática: 

Mostre as vantagens da compra online. 

Para convencê-lo a experimentar é sempre importante utilizar de benefícios e vantagens, tais como:

  • Fazer as compras a qualquer horário e agendar a entrega;

  • Pagamento online;

  • Fazer buscas pelos itens, verificar preços e ofertas;

  • Refazer pedidos, salvar listas, entre outros.


Obs: Aqui você pode incluir todas as vantagens que seu supermercado oferece além das funcionalidades da plataforma.


  • Ensine-o a utilizar a plataforma

A resistência normalmente parte do princípio de não saber, não ter certeza que conseguirá fazer, então é preciso auxiliá-lo no processo, uma vez compreendido e percebido a praticidade, ele vai aderir.


  • Quando ele enviar o pedido via whatsapp, informe o novo formato, crie uma estratégia de conversação com o cliente ficando a disposição para dúvidas, se prontificando a auxiliá-lo na primeira compra, para que ele tenha a primeira experiência de compra online, goste e comece a utilizar a plataforma.


Obs: Criar materiais explicativos, tutoriais, feedbacks de quem já comprou, pode auxiliar no processo de compra. É muito importante dar o suporte necessário a ele. 


  • Ofereça algo

Sabemos que muitas vezes é preciso oferecer algo para incentivar, pois bem, testes estratégias a fim de conhecer seu público e ver qual ele gosta mais. 


  • Ofereça cupons de desconto para ele experimentar a plataforma. Cupons de frete grátis para a primeira compra, ou valor x de desconto, isso será um incentivo para ele experimentar (mostre as vantagens dos cupons e descontos, crie ofertas exclusivas para o site). 


  • Nesse passo você também pode fazer uma cartinha de boas vindas, enviar algum brinde após a compra, deixando-o satisfeito por ter realizado o processo de compra online. 


E lembre-se, essa migração é um processo, e todo processo demanda constância. Persistir no caminho de instruí-lo a usar a plataforma, mostrar as praticidades, e os benefícios da compra online terão que ser diários.


E o mais importante, defina um prazo para esta mudança final, informe seu cliente que a partir de tal data, não terão mais vendas via whatsapp, mas que estarão a total dispor em auxiliá-los em todo o processo e garantindo que será muito mais fácil e prático para eles. 


OSuper, completa plataforma de e-commerce para supermercados.


E aí, gostou do conteúdo deste artigo?

Compartilhe com seus amigos nas redes sociais!