30 de Dezembro, 2021
Investir em um mercado online funciona, dá resultado?

Se você chegou até este artigo é porque está atrás da resposta para essa pergunta. E a resposta é sim, dá resultado, mas como qualquer outro negócio, vai exigir empenho e profissionalismo, em suma, trabalho bem-feito. Se você ainda não investiu em uma loja online para seu supermercado, saiba que você já está atrasado.
A digitalização, aliada ao dinamismo do dia a dia, são propulsores dos novos hábitos de compra dos consumidores. As pessoas estão cada vez com menos tempo e procurando por comodidade. Soma-se a tudo isso a questão da Pandemia, que obrigou muita gente a fazer a sua primeira compra online.
Dados da pesquisa da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) demonstram que as compras de supermercado pela internet estão entre as categorias com maior crescimento no e-commerce: conforme o levantamento, as compras de lojas do ramo, que em 2019 correspondiam por 9,20% do total, deram um salto para 30,30% em 2021.
Comprar pela internet está caindo no gosto dos brasileiros. A Confederação Nacional do Comércio estima que o e-commerce no Brasil feche 2021 com um avanço de 38%. Uma pesquisa da FGV, que ouviu 1.946 pessoas em sete capitais, aponta que, do total, 59,4% informaram que compraram mais pela internet, através de sites ou aplicativos. Desses, 44,4% disseram que pretendem continuar comprando online pelos próximos 12 meses.
Entretanto, para alcançar o sucesso da sua loja online, você vai precisar estar atento a uma série de fatores. Muitos donos de supermercados cometem o erro de implementar uma loja online e esperar que o negócio vire por si só. O mercado virtual, a exemplo de qualquer negócio, exige profissionalismo, dedicação, capacitação e, claro, as ferramentas certas.
- PLATAFORMA ADEQUADA
Começa pelo investimento em uma plataforma de e-commerce adequada, que supra as suas necessidades de venda, organização e logística e que, ao mesmo tempo, seja de boa usabilidade e proporcione uma boa experiência de compra para o cliente.
A dica é pesquisar bastante e buscar informações junto a outros supermercados que já utilizam a solução proposta.
- TREINAMENTO E PESSOAS
Após você escolher sua plataforma, o próximo passo é capacitar a equipe que vai fazer o e-commerce funcionar. As soluções de plataforma fazem a automatização dos pedidos, mas estes serão separados e entregues por pessoas. E essa equipe precisa estar alinhada, ciente de todos os processos que terão de cumprir.
A dica é padronizar os processos, elaborando, por exemplo, um guia detalhado de como proceder. Mas detalhado mesmo, incluindo informações como: se o entregador deve questionar se o cliente quer que ele carregue a compra até dentro da casa, se ele deve tirar o calçado antes de entrar.
Observações que parecem simples, mas que devem constar no seu guia e fazem toda a diferença para o cliente. Respeito e atenção ao cliente, capricho e cuidado na separação, são fundamentais. Os produtos da linha de carnes e hortifrútis devem ser de boa qualidade e os itens separados de acordo com suas categorias. O consumidor compra na confiança. Por isso, a separação e a entrega precisam atender a essa expectativa.
- MARKETING E INVESTIMENTO
Não cometa o erro de achar que ao implantar o seu supermercado online ele venderá por si só. Assim como no supermercado físico, a loja online precisa de marketing, divulgação, preços atrativos e outras ações que atraem e fidelizam clientes. Em um mundo cada vez mais digitalizado, as ofertas chegam a todo momento ao consumidor, principalmente pelos dispositivos móveis.
Então, nesse ambiente saturado de informações, leva vantagem quem tiver as melhores estratégias. Um investimento em entrega gratuita, um cupom de desconto na primeira compra com valor mínimo do pedido, algum produto com maior valor a um preço promocional, são maneiras de instigar uma primeira compra ou a uma nova. O cliente conhecendo seu serviço, se for bem atendido, a tendência é que seja fidelizado.
Proporcione experiências incríveis, esse é o caminho certo para vender mais!
OSuper, completa plataforma de e-commerce para supermercados.
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