03 de Dezembro, 2021

Mercado online: tendências que já são realidades para o e-commerce 2022

tendencias-2022.png

É sabido que e-commerce deu um salto de expansão com a chegada da Pandemia. Diante da necessidade do distanciamento social e lojas físicas fechadas, muitos consumidores brasileiros se aventuram pela primeira vez em uma compra online.


Segundo dados de uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), divulgada em maio deste ano, 91% dos internautas brasileiros realizaram alguma compra pela internet nos últimos 12 meses. 


E não foi só o hábito de compra do consumidor que mudou, os itens adquiridos por ele no comércio online também. Os supermercados ganharam terreno.


Conforme pesquisa da CNDL/SPC Brasil, o setor de supermercados foi o segundo que mais cresceu em vendas online em 2020, atrás apenas de comida delivery. O crescimento foi de 9,20% para 30,30%, de acordo com a pesquisa.


E esse hábito de compra vai permanecer? A tendência é de que sim. Pesquisas têm mostrado que mesmo diante da volta à normalidade, os consumidores seguem comprando online. Conforme o relatório da Future Shopper Report 2021, produzido pela Wunderman Thompson em parceria com a Enext, divulgado pelo site e-commerce Brasil, mesmo com a reabertura das lojas físicas, 72% dos consumidores pretendem continuar comprando no e-commerce.


Mas em um mercado tão dinâmico do varejo online, quais estratégias devo adotar para manter a competitividade? Seguir as tendências ajuda bastante nesse processo. Por isso vamos trazer neste artigo algumas tendências que já são realidades e que você não pode deixar de implantar na sua loja online, caso ainda não tenha feito.



  • BUSCA POR VOZ

Este é um recurso que não pode ficar de fora da sua plataforma online. Assim como houve o aumento no consumo de produtos adquiridos pela internet, também houve o ingresso de novos consumidores e nem todos com as habilidades que fornecem uma experiência de compra mais fluída.


Muitas pessoas ainda encontram dificuldade para escrever corretamente o nome dos produtos que procura, mas conhece a pronúncia.


Mesmo que ela não escreva corretamente o nome do produto, a tendência é de que encontre pela similaridade. Mas esse procedimento nem de longe terá a mesma agilidade que uma busca por voz proporciona.


Há estudos que indicam que uma pessoa pode falar em média 150 palavras por minuto, mas consegue digitar em média 40.


Isso demonstra o quanto de tempo o consumidor consegue ganhar em uma compra online de supermercado. Imagine você o cliente tendo que digitar ou navegar até encontrar 10 itens, a medida que ele faz essa mesma pesquisa na busca por voz, na tela inicial? Além disso, a familiaridade com o envio de áudios por WhatsApp e outros aplicativos de mensagens melhoram a experiência de compra do consumidor.


Não esqueçamos que não são apenas os menos familiarizados com a tecnologia que preferem a busca por voz. A popularização de assistentes virtuais ganham mais destaque a cada dia nos lares brasileiros. Consultas por voz já se tornaram o meio de pesquisa favorito de muitas pessoas. Ter esse recurso na sua plataforma de vendas online pode ser determinante na atração e também fidelização do cliente.



  • M-COMMERCE

Talvez você ainda não conheça o conceito de m-commerce, mas ele já está presente em sua vida. O m-commerce ou mobile commerce consiste em você fazer uma compra a partir de um dispositivo móvel, seja ele um celular ou tablete. 


E lógico que o dispositivo mais acessado é o smartphone. Inclusive, segundo a Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), divulgada em junho, o Brasil tem mais celulares inteligentes do que habitantes. De acordo com a pesquisa, são 234 milhões de smartphones em uso no País. 


E muitos destes mais de 230 milhões de aparelhos são usados para comprar online. E o ideal é que sua loja esteja presente no dispositivo, com uma plataforma online que possa ser acessada do mobile com um ótima usabilidade, gerando uma experiência de compra satisfatória ao seu cliente.


Por isso, é necessário investir em uma plataforma que ofereça site responsivo e aplicativo móvel. Dois formatos que fornecem as condições necessárias para uma compra no mobile.


O aplicativo, principalmente, deve ser uma prioridade. Só no primeiro trimestre de 2021, os downloads de app de compras aumentaram 29% e a receita dentro deles cresceu 66%, segundo pesquisa divulgada pelo Google Brasil. Ainda, segundo a pesquisa, é nos aplicativos que os brasileiros passam mais tempo conectados, em média 5,4h por dia. E 58% deles acessam a internet somente via mobile.


O Brasil é o segundo maior mercado global em crescimento do varejo online em 2021, atrás somente da Índia. Dados que demonstram que o celular se transformou na tela mais importante da vida dos brasileiros.


Uma dica é priorizar APP com desenvolvimento nativo, que melhora o desempenho a partir da utilização de recursos de hardware dos smartphones, a exemplo de sensores e câmeras.


Portanto, muita atenção ao mobile. Invista em um aplicativo de qualidade e melhore a experiência de compra do seu cliente, que à medida que a oferta de produtos na internet aumenta, se torna mais exigente. 



  • OMNICHANNEL

O conceito de Omnichannel, ou multicanais, nada mais é que o conceito de vendas aproveitando o maior número de meios disponíveis. Site, aplicativo, redes sócias e lojas físicas, não importa quais canais você vai escolher para vender, há público em todos eles.


Este é um conceito que cada vez ganha mais força, muito pela digitalização que invade nossas casas, oferecendo novas possibilidades.


Essas inovações se misturam com conceitos e hábitos. Muitos consumidores pesquisam na loja online antes de comprar na física, ou pesquisa na física para adquirir no online. Outros compram pelo aplicativo, outros pelo site. O consumidor usa vários caminhos para a compra, se você estiver em todos eles, aumentam suas chances de venda e sucesso no negócio.


No omnichannel, o foco está em satisfazer a experiência de compra do consumidor. Esse novo momento oferece mais possibilidades para os clientes, que ficam mais exigentes a cada dia. Se você não atende essas exigências, vai ficar para trás.



  • ENTREGA EXPRESSA

Entrega expressa segue como tendência, e assim tem sido há vários anos no setor de e-commerce. Porém, mais do que nunca o consumidor espera agilidade nas suas compras online. Com o mercado de e-commerce cada vez maior, com mais lojas de venda e ofertas, não basta ter um bom produto e preço.


Vai ser preciso investir na logística, na experiência de compra também, pois produto e preço o seu concorrente provavelmente vai ter também.


E a Entrega Expressa é um diferencial que, se oferecido, amplia suas chances do seu supermercado online se destacar diante da concorrência e, certamente, vai fidelizar mais clientes também. Garantir uma entrega rápida pode garantir um bom volume de venda em uma sociedade onde as pessoas são mais apressadas e ansiosas a cada dia.


Para o ramo do Varejo Online a entrega expressa ganha ainda mais importância. Preparar um jantar ou alguma refeição de última hora, por exemplo, pode ampliar a necessidade de uma entrega expressa e colocar alguns clientes a mais no radar do seu supermercado online.


Mas como adequar? Como fazer funcionar de maneira automatizada, com fluidez, para que o serviço seja um diferencial e não uma dor de cabeça?


Dois pontos precisam ser levados em conta: sistema e pessoas. Escolha uma plataforma de e-commerce que permita gerencia essa entrega expressa de forma ágil e facilitada, dando opções ao cliente e organização para a equipe de separação e entrega.


O segundo ponto é ter uma equipe capacitada, treinada para deixar a parte operacional em plena capacidade, desde a separação até o transporte e entrega da mercadoria. O mundo mudou e o comportamento de compra dos seus clientes também. Oferecer diferenciais não é uma opção, mas uma necessidade.


Proporcione experiências incríveis, esse é o caminho certo para vender mais!


OSuper, completa plataforma de e-commerce para supermercados. 


E aí, gostou do conteúdo deste artigo?

Compartilhe com seus amigos nas redes sociais!