21 de Fevereiro, 2022

Práticas para minimizar fraudes no seu supermercado online

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Agir preventivamente é a maneira mais estratégica para contornar o problema das fraudes online. Ações simples podem aumentar a segurança das transações realizadas, minimizando os riscos de prejuízos financeiros. 


Confira, a seguir boas práticas para você se proteger:


Fique atento a comportamentos incomuns. Verificar o cadastro, é muito importante se estiver em dúvida, por exemplo: Se o cartão foi clonado ou copiado, a pessoa pedirá para fazer a entrega em outro local, diverso do habitual, na dúvida faça uma ligação para o cliente do cadastro, explique que por medidas de segurança observaram que a entrega é em outro local e gostaria de confirmar, vale lembrar que muitos pedirão para deixar em algum lugar, como portarias, calçadas, esteja atendo a esses detalhes e só entregue a mercadoria em local apropriado e coletando a assinatura do responsável. 


Fique atento aos valores das compras. Valores altos, acima do ticket médio e por várias vezes consecutivas, podem ser um sinal de fraude. Na dúvida, ligue para o cliente do cartão, confirme os dados ou a própria compra, se não for cliente, vai conversando e sentindo, nesta conversa você pode perceber algum tipo de nervosismo, estranheza na voz entre outros, primeiras compras não costumam ter tickets altíssimos. 


Embora esse tipo de avaliação possa tornar o processo de venda mais longo, ele é essencial para resguardar o seu negócio contra fraudes.


Fique atento aos testadores de cartão de crédito. Caso houver várias pequenas compras em períodos muito curtos, podem ser eles testando para consequentemente realizar compras com valores maiores, está também é uma prática muito comum, na dúvida ligue para o cliente, peça se ele está com dificuldade com a plataforma no intuito de entender porque comprou por várias vezes consecutivas.


Faça uma análise de sua loja e observe quais são os produtos mais desejados e que têm maior probabilidade de serem revendidos. Qual é o perfil de compra do seu público, a maior parte dos fraudadores não faz compras para si, eles apenas visam o lucro e a utilização rápida do cartão clonado, e se tratando de itens de supermercados, fique atento a produtos caros, de alta qualidade e em grandes quantidades. 


Ainda está em dúvida, faça uma pesquisa da localização do IP do usuário, por exemplo “Se a compra feita por aquele cartão é de outra região”, na qual você não entrega a chance de ser uma fraude é mais alta. Por isso, vale fazer uma verificação manual.


E por fim mas não menos importante: Desconfie de todas as coincidências. Começar a receber um monte de pedidos, fora do habitual, com valores mais altos, sem que tenha feito nenhuma ação de marketing, cuidado! Algumas coincidências podem não significar notícias muito boas.


Vender online com segurança em uma época em que tantas tentativas de fraudes acontecem, com toda a certeza, é uma tarefa que exige cuidados. Tomar algumas precauções e ter atenção aos pedidos é uma forma de minimizar fraudes e consequentemente prejuízos para sua loja online. 


OSuper, completa plataforma de e-commerce para supermercados.


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