27 de Maio, 2022

Principais motivos do abandono de carrinho no supermercado online

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As vendas online ganharam força, o cliente está cada vez mais inclinado a comprar online. Essa praticidade e comodidade é uma das principais motivações, porém também existem algumas motivações que os fazem desistir e abandonar o carrinho de compras.


O levantamento Retail Reimagined, da plataforma de pagamentos Adyen, mostra que experiências ruins de compra resultam em um prejuízo anual de US$ 2,5 trilhões para os varejistas no mundo todo. Os dados da Adyen revelam os hábitos de compras dos consumidores em 12 países, incluindo Estados Unidos, Alemanha, China e Brasil.

O abandono acontece por diversos motivos, tais como: experiências ruins, preços altos, muitas taxas, dificuldade no processo de compra, plataforma ruim entre outros.


Por isso listamos os principais motivos para auxiliar o seu supermercado a reduzir essa taxa de abandono. Veja a seguir:


Falhas e erros na plataforma 

Na hora de contratar uma plataforma de venda online, é muito importante avaliar o produto, a confiabilidade e a qualidade, o barato às vezes custa caro. Ter uma plataforma ruim, nada intuitiva e que faz o consumidor ter dificuldades para acessar é o principal fator na desistência da compra. 


Prazo de entrega longo

O senso de urgência do consumidor está cada vez maior. Eles buscam por praticidade e rapidez, entregas com prazos muito longos ou apenas para o dia seguinte é uma dos principais fatores do abandono do carrinho, afinal o dia a dia é sempre corrido, na sua maior parte o consumidor está “apagando incêndios" e precisa resolver ou ter suas comprar logo, em uma emergência. 


Fretes e taxas muito altas 

O frete e as taxas são fatores muito importantes, pois influenciam diretamente no preço final da compra. Sabemos que o valor para o transporte dos produtos é, muitas vezes, realmente alto, mas o ideal é sempre acompanhar o valor de mercado e da concorrência, a fim de que possa competir e não ter os carrinhos abandonados por preços muito altos.


Checkout confuso e ineficaz

Checkout simples é fundamental para as vendas online. Muitos campos de preenchimento, falta de clareza sobre as informações necessárias e principalmente muitas perguntas sobre o pagamento, aumentam drasticamente as chances de abandono. O ideal é pedir somente as informações necessárias para a realização da compra e fazer o checkout o mais rápido e simples possível.


Fazer análise e ficar de olhos em todos os processos de venda é o caminho para vender sempre mais e consequentemente reduzir o abandono de carrinho. Avaliar sua plataforma tanto na hora de contratar como no funcionamento das vendas online é a estratégia mais assertiva para ter a taxa de abandono reduzida. 


OSuper, completa plataforma de e-commerce para supermercados.


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