08 de Novembro, 2021
Supermercado online: 5 Dicas de como vender mais

Comprar pela internet já virou hábito e necessidade, afinal a comodidade e praticidade em fazer as compras sem sair de casa, não tem preço e sim valor. Veja bem o que eu disse: VALOR. Esse é o ponto de partida para fidelizar clientes e vender mais.
Ir ao supermercado é algo muito natural e de praxe, a pergunta é: O que levaria o consumidor deixar de ir ao supermercado e comprar online? E principalmente, o que faria ele não comprar mais online?
A Primeira resposta é o valor que você destinará no processo, desde a separação dos produtos, o cuidado da entrega e por fim, a experiência satisfatória em receber as compras como se tivesse ele mesmo realizado mas sem sair de casa. E a segunda é o efeito contrário, a péssima experiência e frustração de comprar online.
Perceba que tudo gira em torno de uma incrível experiência, que fará ele fazer suas compras e permanecer, ou desistir e não querer mais voltar. Afinal, se não for para ter uma boa experiência com um serviço e ou produto, não vale a pena usufruir.
Você deve estar pensando: Isso é óbvio! Pois é, mas o óbvio precisa ser dito e mais, precisa ser executado, entre o saber e o fazê-lo existe uma linha bem tênue, e é com essas dicas que iremos ajudá-los a colocá-las em prática e consequentemente vender mais.
Bem, depois desta breve abordagem, vamos as dicas:
Dica 1: PLANEJAMENTO
Crie um planejamento dos processos, alinhe as funções de como acontecerá desde o pedido, separação, contato com o cliente e entrega. Ter um padrão auxilia os colaboradores na tomada de decisões mais assertivas.
Colher feedbacks dos colaboradores é uma ação pertinente, como eles estão à frente dos processos e também em contato direto com o cliente, ouvem as reclamações, sugestões, que podem tanto auxiliar internamente como em condutas para o consumidor.
Dica 2: TREINAMENTO DE EQUIPE
Essa é uma dica muito importante, ter uma equipe engajada, comprometida e atenta aos detalhes é primordial, afinal, são eles os responsáveis por criar a incrível experiência do consumidor, logo devem estar bem treinados.
Ouvir com frequência esses colaboradores auxilia também nas mudanças pertinentes no decorrer, afinal são eles que estão a frente e conhecem melhor o comportamento do consumidor e suas necessidades.
Dica 3: SEPARAÇÃO e ENTREGA
Separar itens de supermercado pode parecer uma tarefa fácil, mas não é, e entender que este processo é o mais importante e que merece maior atenção, faz com que tenhamos separações condizentes com as expectativas do consumidor.
Neste item vou me estender um pouco, para que tenhamos claro a importância desse processo.
Quando vamos ao supermercado, escolhemos os melhores itens, avaliamos validade a longo prazo, prezamos por embalagens conservadas, itens inteiros e produtos frescos.
No online isso não pode ser diferente, deve-se fazer a seleção dos produtos como se fosse o consumidor comprando, no online não é lugar pra despachar mercadorias ruins, produtos estragados achando que está “vendendo” o que não teve saída por algum motivo.
Instruir bem seus colaboradores para que escolham e selecionem os produtos como se estivessem fazendo compras para suas mães, não tem erro, quando se tratam de compras, as mães são exigentes.
Lembre-se, é difícil atender 100% a expectativa do consumidor, pois ela é relativa, mas manter um padrão nem mais nem menos, ajuda a ter mais chances de acertar. Por exemplo: Frutas, verduras e legumes com tamanhos normais, nem gigantes e nem pequenas demais, no ponto, exceto se o consumidor sinalizou sua preferência por mais maduras ou verdes.
Quanto a entrega, não precisamos dizer o quanto é triste receber o pão fatiado todo achatado pelas bananas, não é mesmo? Ou o produto resfriado molhando o biscoito e a batata frita toda quebrada.
Separe os itens conforme sua categoria, pesados embaixo, leves em cima, refrigerados bem embalados para não molhar produtos de papel, enfim, separe a fim de não danificar nenhum item comprado pelo cliente, porque quando ele faz isso ok, agora pagar por isso e receber mal feito, não dá.
Dica 4: CONTATO COM O CLIENTE
Esse item não menos importante, é o momento de contato com o consumidor, é aqui que você irá arrancar suspiros.
A importância que você dá a ele e as compras dele. Toda vez que for necessário ligar para tratar de assunto como: substituições, produtos sem estoque entre outros, seja cordial, peça o que ele prefere, dê sugestões, seja prestativo e resolva com toda a destreza possível o seu pedido.
Dica 5: MARKETING DIGITAL
E por fim e não menos importante, a presença digital. Hoje vivemos muito a era do efeito manada, pessoas que compartilham suas experiências satisfatórias geram interesses nas demais e consequentemente elas experimentarão.
Divulgue ações com praticidades de comprar online, disponibilize cupons de descontos a seus clientes, faça cartas agradecendo a confiança, mande alguns brindes, tudo isso gerará uma rede de compartilhamentos a favor do seu supermercado.
Não preciso dizer da importância de gerar conteúdo relevante para o seu público, não é mesmo? Bem, esse é assunto para outro artigo.
Supermercado online exige dedicação, cuidado, comprometimento e muito carinho no processo até o lar das pessoas, certamente tudo isso reverterá em muitas vendas para o seu supermercado. O novo perfil de consumidor buscas por experiências agradáveis e não mais apenas o ato de comprar.
Proporcione experiências incríveis, esse é o caminho certo para vender mais!
OSuper, completa plataforma de e-commerce para supermercados.
E aí, gostou do conteúdo deste artigo?
Compartilhe com seus amigos nas redes sociais!
Veja mais