01 de Dezembro, 2021

Supermercado online: 8 pontos que você precisa saber antes de escolher sua plataforma de vendas online

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Você decidiu iniciar seu supermercado online e está com dúvidas? Este artigo vai lhe ajudar a acertar na definição de uma questão fundamental para o futuro do seu negócio: a escolha de uma plataforma de vendas online que atenda às expectativas dos seus clientes e ao mesmo tempo lhe ofereça praticidade no gerenciamento dos processos.



  • Por onde começar a implantação do meu mercado online?

O primeiro passo é fazer o que está fazendo neste exato momento, buscando informações e conhecimento sobre assunto. Conhecer sobre os processos aumenta suas chances de acerto e ajuda em uma questão fundamental, que dá nome a esse artigo: a escolha de uma boa plataforma de e-commerce que atenda suas necessidades e gere uma boa experiência de compra para seus clientes. 


A plataforma OSuper, é pensada e desenvolvida exclusivamente para supermercados, sendo aprimorada com base nas necessidades de nossos clientes. Por isso, hoje dispomos de um sistema que apresenta ótima usabilidade, com navegação ágil e intuitiva, busca inteligente e resposta rápida a comandos, além de layout organizado desde a seleção dos produtos ao fechamento da compra. 


Não se engane, consumidor compra online porque é mais prático e economiza tempo. Se a plataforma for lenta ou ele tiver dificuldades pra entender a navegação, vai abandonar a compra.



  • Como os produtos são cadastrados na plataforma de vendas online?

Isso acontece porque a plataforma online se conecta com o ERP do supermercado. Não é preciso contratar pessoas para lançar os produtos na loja online. 


Com a integração, os produtos que já estão disponíveis no ERP são lançados automaticamente na plataforma, com base no código de cada um deles. O integrador lê o código do produto no ERP e já apresenta na plataforma de venda. 


Na plataforma OSuper Digital E-commerce, o produto é apresentado com imagem, preço e descrição. Para disponibilizarmos a foto de a cada produto, contamos com um acervo com mais de 130 mil imagens de produtos, sendo acrescentadas novas a cada dia. 


O supermercado não precisa fazer nada, tudo isso deve acontecer de maneira automatizada. 


A integração permite também que haja um controle automático sobre o estoque, pois se acabar no sistema da loja física, automaticamente ele não aparece na loja online. 


A Plataforma OSuper ainda fornece uma a opção de indicar apenas um percentual do estoque para o e-commerce, o que também evita rupturas. Lembrando que o supermercado tem a opção de praticar preços diferentes na loja física ou virtual. 


Após o pedido feito pelo cliente, a equipe do supermercado faz a separação dos itens com auxílio do aplicativo de separação do OSuper, de maneira muito fácil e prática. 


Tudo fica registrado no sistema, que ainda fornece relatórios detalhados dos processos. 



  • Como separar os produtos para a entrega no meu mercado online?

Empreender no comércio online costuma gerar muitas dúvidas e uma das principais é como ocorre a separação dos produtos para a entrega? 


Na plataforma OSuper, há dua opções. 


Quando o cliente finaliza a compra é gerado um pedido no painel gerenciado do supermercado. Aí o supermercado tem duas opções, imprimir esse pedido e destinar para a equipe fazer a separação em forma de checklist, ou utilizar o nosso aplicativo separador, que é fornecido ao contratar a plataforma. 


Recomendamos o uso do aplicativo, que torna tudo muito mais rápido, prático e evita erros de separação. 


Com o aplicativo baixado e logado na conta do supermercado, os pedidos são acessados, usando a câmera do celular, a equipe escaneia o código do produto, que já é selecionado e baixado automaticamente do sistema do estoque. 


Além da praticidade, o aplicativo evita erros na separação. Por exemplo, o cliente comprou um catchup tradicional, mas a marca escolhida possui outro produto com pimenta, e os dois têm rótulos semelhantes.

 

Isso pode confundir na hora da separação. Escaneando o código isso não vai acontecer. O app separador também é bastante útil na hora de separar produtos pesáveis. Por exemplo, se o cliente pediu 1 kg de carne moída, e na hora da separação foi 1,1kg, houve um acréscimo e o valor a mais já é calculado no pedido, antes do fechamento da compra por parte do supermercado. 


O APP facilita demais a separação. Vale lembrar que a plataforma apresenta também a opção para o consumidor colocar observações na compra de produtos pesáveis. 


Ele pode informar se prefere a fruta mais madura, que ele aceita que tenha mais, mas não que tenha menos carne do que pediu. Ou então que pode trocar por x caso não tenha o produto y que havia sido escolhido. 


Todas essas informações são acessadas pelo APP e podem ser conferidas na hora da separação e também já estão presentes na ficha do checklist. Todos os processos são pensados para gerar a melhor experiência de compra para o cliente e também agilidade e organização para quem vende. 



  • Velocidade e busca facilitada é essencial na sua plataforma de vendas online!

Outro fator muito importante para você analisar é a velocidade e a praticidade que seu consumidor vai encontrar na hora que navegar pela sua plataforma de e-commerce. 


A usabilidade da plataforma é fundamental para proporcionar uma ótima experiência de compra ao consumidor. As pessoas compram online por comodidade e economia de tempo. 


Se a plataforma de venda não tiver boa resposta aos comandos, agilidade e clareza nos processos, você perde não apenas a venda, mas também o cliente. 


Quem nunca deixou de comprar algo pela internet por perder a paciência com botões que não respondem direito ou que desconfiguram a todo momento? Ou então em um ambiente desorganizado e que é difícil de se localizar? 


A plataforma o OSuper apresenta ótima usabilidade, resultado em parte, de sugestões de clientes que foram sendo implementadas ao longo de 7 anos. Para facilitar a compra, dispomos de busca inteligente, onde a pessoa não precisa digitar corretamente o nome do produto para encontrar o que quer. E para os clientes mais apressados, há a função de busca por voz. Há estudos indicando que um ser humano consegue, em média, falar 150 palavras por minuto, mas digita apenas 40. 


Isso dá uma noção de quanto tempo se economiza em uma compra com 15 ou 20 itens utilizando a busca por voz. Muitas vezes as pessoas responsáveis pelas compras da casa são de mais idade, que costumam ter dificuldades para digitar. Nesses casos, a busca por voz auxilia bastante.



  • O que funciona melhor, site ou aplicativo no mercado online?

Essa é uma dúvida frequente que os supermercadistas têm na hora de iniciar o seu e-commerce. No Brasil, várias pesquisas de mercado apontam que, em geral, o maior volume de compras online é por aplicativos. 


Mas, em contrapartida, especificamente no ramo de supermercados, os papéis se invertem e a maioria das vendas acontecem em sites, acessados por smartfones ou por computadores. 


Essa realidade se observa em nossa rede de clientes, com mais de 500 lojas atendidas no País, onde o maior volume de vendas anda é através de site.


O ideal? Tenha os dois! Há quem prefira os aplicativos e há quem se sinta mais à vontade comprando na web. No caso da nossa plataforma OSuper Digital Commerce, você já recebe site e aplicativo, com uma vantagem, em um domínio só seu. 


Você não precisa dividir espaço com seus concorrentes em marketplaces, o que te permite estratégias de divulgação exclusivas. Além disso, o aplicativo da Plataforma OSuper tem desenvolvimento nativo, o que melhora a navegação. Ágil e personalizado, o app permite que seu cliente faça compras e receba ofertas na palma da mão.


Caso seu consumidor não queira baixar o aplicativo, proporcionamos uma ótima experiência de compra na web também, com site de layout claro e responsivo. Isso significa que os componentes da tela se adaptam de acordo com o tamanho do dispositivo em que é acessado, permitindo que o cliente tenha uma ótima experiência de comprar pelo celular ou computador, sem baixar o aplicativo.



  • Como funciona o pagamento na plataforma de vendas online?

A plataforma OSuper Digital Commerce, disponibilizamos duas: na hora da entrega ou online. O supermercado escolhe como quer configurar essas opções, podendo optar por uma ou outra, ou as duas. Se optar em cobrar na hora da entrega, será pelos meios tradicionais de pagamento. 


No caso de permitir o pagamento online, o meio de pagamento é o cartão. Mas aí você pode se perguntar: como paga com cartão se o supermercado precisa fechar o pedido e pode dar variação de um item pesável que influencie no valor final da compra? 


A partir do momento que o cliente finaliza sua compra, é feita uma pré reserva no cartão dele. Ao fazer a separação dos itens, caso haja alguma alteração, ela será atualizada no pedido e o pagamento será finalizado quando o supermercado concluir a compra, para cobrar no cartão o valor atualizado. 


A Plataforma OSuper fornece um aplicativo separador, que auxilia nesse processo. Com o aplicativo OSuper Separador, na hora que a equipe separa o produto escaneando o código, essas variações de pesos já atualizam automaticamente no pedido do cliente e fazem com que a variação da cobrança também seja atualizada antes do faturamento. Por exemplo, o cliente solicitou 10 kg de carne e finalizou seu pedido, sendo reservado o valor de 10 kg de carne no cartão dele. Ao separar o produto foram incluídas 300 gramas a mais, pois é muito difícil conseguir exatidão na hora de selecionar os produtos pesáveis. 


Ao escanear esse código do produto com 300 gramas a mais, o aplicativo já atualiza automaticamente o pedido do cliente com a quantidade e o novo valor a cobrar. 


Lembrando que todas essas alterações ficam no relatório do pedido, que pode ser impresso e entregue ao cliente no momento da retirada ou entrega. Muito fácil e prático.



  • É seguro vender na internet?

Essa com certeza é uma pergunta que qualquer pessoa vai fazer ao iniciar seu supermercado online. Para responder, vamos te fazer um questionamento. 


Onde você mora, onde você tem seu supermercado, no seu bairro, é seguro? No meu bairro, na minha cidade, onde eu moro, é seguro? O mundo virtual é igual ao mundo físico, é relativo, pois depende de onde você está “situado” no mundo online, em que espaço, servidor você hospeda seus dados. 


A plataforma OSuper Digital Commerce possui hospedagem dos dados na nuvem da Amazon Web Services, em São Paulo, simplesmente a maior data center da América Latina, uma das mais utilizadas no mundo, dispondo de de planos de contingência, como nobreaks, backups, duplicação de dados e outros. A AWS proporciona mais segurança aos nossos dados.


E aqui vamos aproveitar para falar também sobre segurança na hora do pagamento. A OSuper pode ser integrado com o Total ClearSale Garantido, serviço de solução antifraude para garantir segurança nas transações. 


Automaticamente, a ClearSale fará o cruzamento de inúmeros dados do comprador, a exemplo do nome, e-mail, endereço, cartão usado, histórico, itens adquiridos, e realiza uma classificação para a transação. Se tem risco de ser fraude, ela vai avisar. 


Outra vantagem é de que ClearSale garante o reembolso total em caso de uma compra fraudulenta não evitada.



  • Quanto tempo leva para a implantação do meu mercado online?

Quando falamos de tempo para iniciar as vendas online, precisamos levar em consideração alguns fatores. 


Um deles é se a plataforma que você escolheu já possui integração com o seu ERP, o sistema da loja física. Se a plataforma em questão já tem integração com o com seu ERP, isso acelera o processo. 


Caso não tenha, será uma etapa a mais para ser vencida, dependendo do envio de dados do desenvolvedor do seu sistema. Então depende muito da plataforma que você escolheu. No caso da plataforma o OSuper Digital Commerce, a implantação ocorre em até 30 dias. 


Sim, é rápido e você ainda conta com suporte humanizado que vai te auxiliar após a implantação, pra você já sair faturando bem.


O atendimento humanizado é outro ponto que lhe auxilia muito nesse processo. Inclusive, nossa equipe dá suporte por vários canais, evitando que você tenha que tirar dúvidas a partir de troca de mensagem com um robô.


Isso permite maior agilidade em resolver determinadas demandas. Prezamos também pelo acompanhamento não apenas na implantação, mas também com orientações e treinamentos até que a equipe do supermercado possa dar continuidade no processo por si própria. 


O acompanhamento, inclusive, conta com assessoria de marketing e estratégicas para fazer seu e-commerce vender bem.


Conheça a OSuper, uma completa plataforma de e-commerce para supermercados.


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