30 de Agosto, 2022
Supermercado online: dicas para criar promoções e atrair mais clientes
As promoções são as estratégias que mais trazem resultados para as lojas online. Se engana quem acredita que a promoção serve apenas para vender mais produtos, ela ainda contribui para o fortalecimento da sua marca, gera confiança para o seu público-alvo, atrai novos clientes e ainda aumenta o ticket médio da loja.
Para criar promoções que tragam resultados é muito importante criar um planejamento, estudar as estratégias e qual objetivo quer alcançar, assim as chances de sucesso serão maiores.
Veja a seguir um checklist para aplicar na sua loja online e criar promoções de sucesso.
1. Objetivo da promoção: Defina o que pretende alcançar com essa promoção. Pode ser conquistar mais consumidores, fidelizar clientes atuais, lançar produtos novos ou dar saída para itens que estão parados no estoque, entre outros.
2. Segmente o público certo: É indispensável planejar para quem essa promoção será destinada. Por isso é muito importante conhecer e segmentar os públicos da sua loja online de acordo com os seus perfis, interesses, hábitos de compra e preferências.
3. Escolha a promoção mais estratégica: Definindo o objetivo e conhecendo o seu público-alvo, a promoção precisa ser atrativa para os seus consumidores e ainda garantir a margem de lucro da sua loja online.
4. Aproveite datas comemorativas: Impulsione suas vendas com promoções sazonais, o calendário do varejo é repleto de datas como Dia dos Namorados, Dia do Consumidor, Páscoa, Dia das Mães, Black Friday, Natal entre outras.
5. Ofereça vantagens no frete: Frete caro é um dos principais motivos para o abandono de carrinho, por isso, oferecer vantagens na taxa de entrega é excelente para reduzir o abandono e fazer ele aproveitar e ainda comprar mais. Compras acima de um determinado valor proporcionando o frete grátis também é interessante para incentivar a adquirir mais produtos, aumentando o seu ticket médio.
6. Planeje a divulgação da campanha: Para que os consumidores vejam suas promoções disponibilizadas na loja online é fundamental que você divulgue em diferentes canais de comunicação, como também nos banners e popups no próprio site.
7. Crie um senso de urgência: Explorar o gatilho mental da urgência pode ser uma poderosa técnica de persuasão para as suas campanhas promocionais, estabelecendo e reforçando o prazo limite das suas promoções.
As ofertas sem data de validade estimula o consumidor a deixar a compra para depois, já criando o senso de urgência, você atribui mais valor à promoção, incentivando os clientes a aproveitarem o desconto enquanto ainda dá tempo.
Fazer promoções relâmpago nas redes sociais, por exemplo, é uma excelente estratégia para deixar os consumidores sempre antenados nos perfis da sua loja e potencializar suas vendas.
E lembre-se, tão importante quanto criar promoções e estratégias de venda é a divulgação delas (várias vezes e em vários canais). Por mais que você ofereça os melhores preços e produtos para os seus clientes, de nada vai adiantar se você não montar uma estratégia de comunicação e marketing. Afinal, é preciso fazer com que os usuários conheçam e entrem na sua loja online e, é claro, os tipos de promoções que estão disponíveis na sua loja.
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