Supermercado online: O futuro é figital
Você deve estar pensando: Esse artigo está com erro de digitação, faz aquela análise imediata no teclado e confirma, sim o F fica ao lado da letra D e logo, acredita que foi erro de digitação, não é mesmo? - Risos.
Calma aí que esse termo existe e consiste na fusão entre as palavras físico e digital. Trata-se de uma nova abordagem, pela qual empresas, sobretudo as que atuam no varejo, se propõem a oferecer mais que produtos, mas experiências memoráveis.
O formato amplia a superfície de alcance do negócio, pois transita entre ambientes distintos mas sempre com uma conexão. Apesar do momento de adaptação, os consumidores já passaram a compreender o formato também como um benefício para consumir no formato em que desejar.
Esse conceito figital é baseado no modelo omnichannel, onde a experiência do consumidor é definida por ele, e as marcas passam a se fazer presentes em diversos canais e formatos.
Como é possível se adaptar a esse conceito?
Conforme relatório Shopper Story 2017, da Criteo. Segundo o estudo, o omnishopper é adepto dos seguintes comportamentos:
- Webrooming — ele pesquisa online antes de comprar em uma loja física;
- Clicar e coletar — também faz compras online para retirar em uma loja ou quiosque;
- Scanning/scramming — em suas pesquisas, ele pode digitalizar um produto na loja para encontrar uma oferta melhor online;
- Showrooming — depois de ver um produto na loja, faz a compra no site do mesmo varejista;
- Clicar e enviar — compra um produto online enquanto está na loja física.
O modelo Figital é um formato que contempla os ambientes físico e digital, unir essas duas esferas possibilita maior interação com o cliente e consequentemente mais vendas, afinal ele pode escolher o formato que preferir para realizar suas compras, sem contar que em vários canais de comunicação da empresa, há informações e suporte para quaisquer dúvidas, garantindo sempre um bom atendimento.
Para isso, indicamos algumas ferramentas que podem auxiliar neste processo de unificação fígital:
1. Sistema de gestão ERP: Quando se pensa em operações híbridas, é importante incluir na estratégia o uso de um sistema de gestão ERP para unificar a gestão, desde o PDV online até o estoque e a logística de entrega.
Além de facilitar o trabalho, também é possível emitir notas fiscais, imprimir etiquetas e ter um PDV integrado entre as operações.
2. Chatbot ou whatsapp: Como uma estratégia de atendimento imediato, um chatbot ou contato via whatsapp é importante para facilitar o atendimento objetivo e filtrar a demanda do cliente fazendo com que se sinta valorizado.
3. QR Code: Quanto mais experiências novas o seu supermercado oferecer, mais os consumidores se interessam pelo seu negócio. Inclua na sua estratégia o recurso de QR Code na loja física. Engaje o seu público físico com ações digitais e aumente as suas vendas online.
4. Business Intelligence (BI): O Business Intelligence ou Inteligência de Negócios é uma estratégia que consiste em coletar dados, processá-los e interpretá-los para auxiliar na tomada de decisão da empresa. Considerando todo o esforço que a estratégia omnichannel exige, esse é um recurso fundamental para entender o desempenho da sua abordagem figital e seguir na direção em que o seu consumidor está e prefere.
Afinal, você vai precisar de relatórios claros e dashboards (painéis visuais) intuitivos para analisar a performance de todos os canais, entender o comportamento do seu cliente e acompanhar os resultados.
5. CRM: O CRM — é um sistema utilizado para analisar todas as interações com os consumidores, gerenciar os contatos e antecipar necessidades. No contexto figital, ele auxilia o seu supermercado a concentrar todas as informações dos clientes no mesmo sistema e acompanhar de perto a evolução dos contatos e criar estratégias para aproximá-los.
Quando criada as promoções ou descontos do seu supermercado, será possível segmentar a comunicação de acordo com o público-alvo e, assim, ter taxas de conversão maiores.
Um CRM atualizado e integrado garante que seus clientes não tenham que repetir dados ao acessar novos canais de atendimento, pois todas as áreas da empresa terão acesso às mesmas informações.
6. Compra online e retirada na loja: Uma das estratégias mais conhecidas e que mais aproxima o cliente do modelo figital é a compra feita no site e retirada em uma loja física. O seu supermercado oferece a opção de entrega nos pontos de retirada que normalmente são os supermercados físicos, onde ele busca um produto que comprou pelo site.
A compra online e retirada na loja faz com que o cliente tenha mais liberdade para decidir evitando gastos com o frete.
Proporcionar todas essas vantagens para o seu consumidor decidir qual a melhor maneira dele comprar seus produtos, com certeza terá maiores chances de fidelizá-lo.
OSuper, completa plataforma de e-commerce para supermercados.
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