30 de November, 2021

Supermercado online: Os hábitos do consumidor mudaram, mas ele continua exigente

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O varejo online, a exemplo do comércio eletrônico como um todo, deu um salto de crescimento expressivo com a chegada da Pandemia e do isolamento social. Isso não é novidade para ninguém.


Quem estava pensando em iniciar suas vendas no e-commerce recebeu o empurrão que faltava para dar o início e quem sequer imaginava, passou a olhar o nicho de mercado com outros olhos. 


Privilegiados os que já estavam estruturados e viram as vendas aumentarem consideravelmente.


Segundo dados de uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), divulgada em maio deste ano, 91% dos internautas brasileiros realizaram alguma compra pela internet nos últimos 12 meses. 


E de acordo com outra pesquisa da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, divulgada em 2020, ouvindo mais de mil entrevistados, 70% deles responderam que pretendem comprar mais em sites e aplicativos.


É inegável que o hábito de compra do consumidor mudou e o e-commerce está cada vez mais presentes na vida do Brasileiro. Mas, o que não mudou é que ele continua exigente e cabe ao e-commerce satisfazer suas expectativas. E a medida que mais lojas chegam ao e-commerce, a concorrência aumenta e o nível de exigência dele é ainda maior. 


Portanto, se quiser se destacar no mercado online, o foco deve ser na experiência de compra do consumidor.



  • USABILIDADE DA PLATAFORMA

A experiência de compra do cliente não se constrói no instante em que ele abre o aplicativo ou acessa o site. Ela começa muito antes disso. Inicia no momento em que você for escolher a sua plataforma de venda online.

 

E para acertar na escolha, o ideal é você fazer algumas perguntas antes: A plataforma tem layout agradável e fluidez na navegação? Você pode consultar outras empresas que já fazem uso dessa plataforma e testar tudo isso. 


Ela oferece segurança na hospedagem dos dados da sua empresa e dos seus clientes? Oferece ferramentas satisfatórias para a gestão dos processos e organização das entregas dos produtos para que o cliente receba o que pediu e dentro do tempo acordado? Tem opções de pagamento? A busca dos itens é facilitada dentro da plataforma com buscas inteligente ou por voz?


Não se engane, o consumidor compra online por conveniência, porque economiza tempo e é mais prático. 


Por isso, a experiência dele deve ser satisfatória desde a seleção dos itens ao pagamento e recebimento das mercadorias. Se coloque no lugar do seu consumidor, você gostaria da experiência de compra que seu supermercado online oferece? 



  • SEPARAÇÃO DOS PRODUTOS

Quem compra em supermercados online adquire itens padronizados, mas também há frutas, carnes, verduras e legumes, que são itens variados. Por isso é necessário que na hora da separação dos pedidos, a seleção deve observar e escolher os melhores itens que não seguem padrão. 


O que afugenta o cliente do varejo online é o receio da qualidade do produto que ele vai comprar sem olhar. Se ele compra um produto industrializado, padronizado, ele sabe o que vai receber. Mas com produtos variados isso não acontece.


A separação exige muita atenção da equipe. A partir do momento que o cliente recebe a compra com produtos de qualidade, a confiança se estabelece e a tendência é de fidelização. Romper a barreira da desconfiança é fundamental.


Além dos cuidados na escolha, também é preciso atenção na hora de empacotar os produtos. É muito importante que os itens estejam separados por sua categoria: congelados, produtos de limpeza e higiene pessoal, hortifrúti, etc. Sempre acomodando de forma cuidadosa para não danificá-los ou contaminá-los. Importante: Produtos delicados separe individualmente.


Comprar online é o comportamento que veio para ficar e você supermercadista precisa ficar atento para não perder esse consumidor, proporcionando para ele a melhor experiência de compra.



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